7 found
Order:
Disambiguations
Rogério Miranda de Almeida [9]Rogério De Almeida [5]
  1.  13
    A contribuição da filosofia de Gaston Bachelard na educação para a imaginação.Alberto Filipe Araújo & Rogério De Almeida - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O objetivo deste artigo é propor, em confluência com a filosofia de Gaston Bachelard, uma pedagogia do não inspirada na figura do cogito do sonhador para refletir sobre uma educação para a imaginação. Parte-se da filosofia do não de Bachelard para a construção de uma pedagogia do não, expressa como pedagogia do diálogo, que põe em relação complexa e complementar o conceito e a imagem, como prolongamentos do racionalismo aberto e da imaginação criadora. Na sequência, o cogito do sonhador é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    Do recordar e do esquecer: a questão da memória em Agostinho, Nietzsche e Freud.Rogério Miranda De Almeida - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Platão e Sartre: A Dialética Do Desejo e Do Olhar.Rogerio Miranda de Almeida - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):201.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar as semelhanças que existem entre as concepções de Platão e de Jean-Paul Sartre relativamente ao “conhece-se a ti mesmo” e, principalmente, à questão da dialética do olhar e do desejo. Convém, no entanto, ressaltar que não se trata, de modo algum, de reivindicar a prioridade de Platão e demonstrar que Sartre, afinal de contas, não teria senão retomado e reinterpretado essa problemática adaptando-a à sua própria filosofia. Trata-se, antes, de relevar a convergência de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Sêneca, Freud e a Consciência Moral.Rogério Miranda de Almeida - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):27-39.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a surpreendente coincidência de intuições que se verifica entre Sêneca e Freud no que diz respeito ao conceito de consciência moral e, mais precisamente, à questão do sentimento de culpa. Efetivamente, tanto o estoico romano quanto o inventor da psicanálise sondaram e exploraram com uma acuidade insuperável a dinâmica que se desenrola no interior do sujeito quanto à representação que ele se faz das chamadas más ações. Isto significa que toda diferença se anula (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O Mundo Antigo, o Livre Falar e o Livre Pensar.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio & Rogério de Almeida (eds.) - 2020 - São Paulo: FEUSP - Coleção GALATEA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Os Outros, Os Mesmos - A Alteridade no Mundo Antigo. Galatea/Feusp, 2018.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Rogério de Almeida & Alessandra Carbonero - 2018 - São Paulo: FEUSP - Coleção GALATEA.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir humano (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark